Todos os arquivos contidos neste blog, devem ser baixados somente para TESTE, devendo o usuario APAGA-LOS e/ou COMPRA-LOS apos 24 horas. Livra-se de nossa responsabilidade os arquivos que visitantes venham a baixar e os fins para os quais utilizarao. Simplesmente apresentamos aqui, links e arquivos ja disponibilizados na internet. Tambem, nao hospedamos CDs ou programas, sejam eles de distribuicao legal ou nao. FIQUE A VONTADE E SOM NA CAIXA!!!
24 outubro 2006
 
"DESESPERO" DO MATTO DENTRO
 
Humanos estão abusando dos recursos do planeta, diz ONG

Por Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - Os humanos estão devastando a natureza num ritmo sem precedentes que, se mantido, fará com que em 2050 a população mundial consuma por ano o equivalente aos recursos de dois planetas, disse a entidade ambientalista WWF na terça-feira.

As populações de muitas espécies, de peixes a mamíferos, diminuíram em cerca de um terço entre 1970 e 2003, em grande parte devido a ameaças humanas, como poluição, desmatamento e pesca abusiva, disse a entidade em seu relatório bienal.

"Por mais de 20 anos superamos a capacidade da Terra de suportar um estilo de vida consumista que é insustentável, e não podemos nos dar ao luxo de continuar nesse caminho", disse o diretor-geral do WWF, James Leape, ao lançar o relatório.

"Se todos no mundo vivessem como [nos Estados Unidos] da América, precisaríamos de cinco países para nos sustentar", disse o norte-americano Leape em Pequim.

Mas, de acordo com o relatório, o maior consumo per capita de recursos é nos Emirados Árabes, à frente de Estados Unidos, Finlândia e Canadá. A Austrália também está vivendo acima do que permitem seus meios.

O australiano médio usa 6,6 hectares "globais" para manter seu estilo de vida. Estão atrás dos Estados Unidos e do Canadá, mas à frente do Reino Unido, da Rússia, da China e do Japão.
"Se o restante do mundo adotasse o estilo de vida que temos aqui na Austrália, seriam necessários três planetas e meio para gerar os recursos que usamos e para absorver os resíduos", disse Greg Bourne, executivo-chefe do WWF Austrália.

As mudanças necessárias para uma vida sustentável incluem a redução do uso de combustíveis fósseis e o melhor gerenciamento da agricultura e dos estoques pesqueiros.

"Conforme os países melhoram o bem-estar da sua gente, correm o risco de ultrapassar a meta da sustentabilidade", disse Leape.

"É evidente que esta desconexão acabará limitando a capacidade dos países pobres em se desenvolverem e dos ricos em manterem sua prosperidade", acrescentou.

O relatório diz que as "pegadas ecológicas" -- a demanda humana sobre os recursos naturais -- foi, em 2003, 25 por cento maior do que a capacidade anual do planeta em gerar recursos, como alimentos e energia, e reciclar todos os resíduos humanos.

No relatório anterior, o dado relativo a 2001 era de 21 por cento de excesso.

Combustíveis Fósseis

"Nas atuais projeções da humanidade, vamos usar o equivalente aos recursos naturais de dois planetas até 2050 -- se esses recursos não tiverem se esgotado até lá", disse o novo relatório.
"As pessoas estão transformando recursos em detritos mais rapidamente do que a natureza consegue transformar os detritos novamente em recursos", afirmou.

"As pegadas da humanidade mais do que triplicaram entre 1961 e 2003", disse o texto. Nesse período, a população mundial saltou de 3 para 6,5 bilhões de pessoas, e pode chegar a 9 bilhões em 2050. O consumo cresceu num ritmo ainda mais acentuado.

O relatório diz que a maior preocupação atualmente é com o uso de combustíveis fósseis, que liberam gases que acarretam o aquecimento global.

Leape disse que a China, onde vive um quinto da humanidade e cuja economia cresce aceleradamente, age corretamente ao se comprometer a reduzir o consumo de energia em 20 por cento nos próximos cinco anos.

"Grande parte dependerá das decisões tomadas pela China, pela Índia e por outros países em rápido desenvolvimento."

O relatório do WWF diz ainda que um índice de 1.300 espécies de vertebrados -- aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos -- mostra que as populações na maior parte das espécies caíram em quase 30 por cento devido a fatores como a perda de hábitats, transformados em lavouras.

Entre as espécies mais pressionadas estão o peixe-espada e o urubu que habita a região do cabo da Boa Esperança (África do Sul). Contrariamente a essa tendência, cresceu a população de rinocerontes de Java e do "wombat", espécie típica do norte da Austrália.

(Reportagem adicional de Alister Doyle em Helsinque)
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
Powered by Blogger
   
 






- Copyright 2006 © - Todos os direitos reservados.
- Blix Theme para WordPress desenvolvido por Sebastian Schmieg
- Ícones desenhados por Kevin Potts
- Blix Theme adaptado ao Blogger.com por Matheus Aguilar
- Créditos: Dynamic Drive CSS library (CSS's cedidos)