Por Vilmar Sidnei Demamam BernaSem informação ambiental de qualidade a Sociedade terá dificuldades para compreender a gravidade da crise ambiental, e pior, será incapaz de fazer escolhas adequadas que levem a mudanças que revertam a atual rota suicida de nossa espécie sobre o Planeta. Os recursos naturais são FINITOS e estamos consumindo em torno de 20% a mais do que o Planeta consegue repor (Fonte: Relatório Planeta Vivo - WWF).
A quantidade de informação ambiental que chega à Sociedade ainda é insuficiente e irregular. Os poucos e heróicos veículos especializados da mídia ambiental, incluindo a Revista do Meio Ambiente e o Portal do Meio Ambiente, não ultrapassam 500 mil exemplares mensais de tiragem, o que é muito pouco diante de um país com 170 milhões de habitantes.
A pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente”, do ISER/MMA, tem constatado que a conscientização do brasileiro em relação ao meio ambiente aumentou 30% nos últimos 15 anos e cresceu o número de brasileiros que não consideram exagerada a preocupação com o meio ambiente (42% em 97; 46% em 2001 e 49% em 2006). Outra pesquisa do ISER/MMA, realizada com 1.141 dos 1.337 delegados participantes da “II Conferência Nacional de Meio Ambiente”, em fev 2005, constatou que a falta de informação sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental está incluída por estes multiplicadores de opinião entre os três principais problemas ambientais brasileiros.
Isso tem levado a chamada Grande Mídia a incluir cada vez mais o tema ambiental em suas pautas, mas ainda é uma cobertura esporádica e geralmente focalizada ou nos aspectos da beleza da natureza ou de suas agressões. As questões ambientais ainda são tratadas de forma compartimentalizada e o ser humano ainda não é visto como parte da natureza. Isso acaba reforçando na opinião pública a idéia de que a questão ambiental é importante, mas não é prioritária diante das necessidades humanas. O meio ambiente acaba sendo visto como uma espécie de estorvo, um obstáculo ao crescimento.
As organizações governamentais e não governamentais, incluindo a iniciativa privada, na ausência de veículos para democratizar suas informações ambientais acabam tendo de criar seus próprios veículos. A opinião pública é formada por grandes e pequenos grupos de interesses, e a informação ambiental institucional acaba refletindo apenas a visão de um determinado grupo de interesse, em detrimento de outros, podendo passar à Sociedade uma visão distorcida dos fatos.
Tenho procurado dar minha contribuição com a democratização da informação ambiental em nossa sociedade. Em janeiro de 1996, fundei o Jornal do Meio Ambiente, que distribuiu gratuitamente mais de 2 milhões de exemplares em todo o país aos multiplicadores e formadores de opinião ambiental. A partir de junho de 2006, o Jornal do Meio Ambiente foi substituído pela Revista do Meio Ambiente e o site transformou-se no Portal do Meio Ambiente (www.portaldomeioambiente.org.br ), com cerca de 5.000 acessos AO DIA, auditado de forma independente. O antigo IBVA – Instituto Brasileiro de Voluntários Ambientais foi transformado na REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, uma organização sem fins lucrativos, que já reúne cerca de 3.000 membros ativos através de seus seis grupos de debates ambientais, possui diversos veículos associados, inclusive uma TV Digital, uma agência de notícias especializada e 400 rádios em todo o país, e passou a ser responsável pela edição da Revista e do Portal do Meio Ambiente.
Este trabalho seria mais fácil se as empresas, governos e organizações compreendessem que a democratização da informação ambiental não é uma mera questão comercial ou de marketing, mas é estratégica para nossa Sociedade, pois o efetivo exercício da cidadania ambiental, crítica e participativa, capaz de tomar decisões e fazer escolhas de forma consciente, pressupõe no mínimo a existência de informação ambiental acessível, de qualidade e independente, e ainda estamos bem longe disso.
* Vilmar é escritor com 15 livros publicados. Em 1999, recebeu no Japão o Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente. É fundador e superintendente executivo da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental (
www.rebia.org.br ) e editor do Portal (
www.portaldomeioambiente.org.br ) e da Revista do Meio Ambiente (
www.revistadomeioambiente.org.br ). Mais informações sobre o autor: (
http://www.rebia.org.br/VilmarBerna/ ). Contatos:
vilmar@rebia.org.br Fonte:
www.jornaldomeioambiente.com.br