Todos os arquivos contidos neste blog, devem ser baixados somente para TESTE, devendo o usuario APAGA-LOS e/ou COMPRA-LOS apos 24 horas. Livra-se de nossa responsabilidade os arquivos que visitantes venham a baixar e os fins para os quais utilizarao. Simplesmente apresentamos aqui, links e arquivos ja disponibilizados na internet. Tambem, nao hospedamos CDs ou programas, sejam eles de distribuicao legal ou nao. FIQUE A VONTADE E SOM NA CAIXA!!!
19 janeiro 2007
 
"ATITUDE" NO MATTO DENTRO
 
Projeto da USP gera energia a partir de esgoto doméstico

Um sistema instalado no Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH) da Universidade de São Paulo (USP) tem transformado parte do esgoto produzido pela residência e pelo restaurante universitários em energia elétrica, segundo comunicado pela Agência USP. O projeto foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/USP).

O tratamento do esgoto local produz um biogás que é captado pelo equipamento desenvolvido no projeto - capaz de gerar cerca de 14 kWh de energia com a captação aproximada de 72 m3 diários do esgoto doméstico, produzido por cerca de 500 pessoas.

"Ao todo, foram mais de três anos com pesquisas e instalação dos equipamentos. Cuidamos pessoalmente da instalação de todo o sistema", conta Fernando Castro Abreu, engenheiro mecânico que atuou na equipe do projeto.

Funcionamento

Após as etapas de filtragem do esgoto, em que são retirados sólidos, materiais oleosos e graxas dos dejetos, o restante é encaminhado para o biodigestor (Rafa) - com seis metros de altura e comportando um volume de 25 m3 de esgoto. Os materiais sólidos, oleosos e graxas são encaminhados a um sistema de compostagem.

Após oito horas, o biogás obtido com o tratamento anaeróbio (sem oxigênio) do esgoto é captado pelo biodigestor e encaminhado ao sistema de purificação. Em seguida, ele é armazenado no gasômetro e utilizado como combustível no gerador.

Comercialização

Um painel com lâmpadas e resistências, instalado ao lado do gerador, mostra os resultados da energia gerada pelo sistema. Segundo Vanessa Pecora, engenheira química que apresentou o projeto em seu mestrado, a idéia é dar continuidade às pesquisas e tentar buscar recursos em instituições financiadoras para aperfeiçoamento do projeto.

"Provamos [com o projeto] que a transformação do biogás em energia é possível. Para uma escala comercial, o sistema teria de ser mais amplo, numa grande cidade", explica Pecora. Ela cita como exemplo o município de Barueri, onde há um sistema semelhante em funcionamento.

Segundo Pecora, a utilização do gás obtido dos esgotos (composto, basicamente, de dióxido de carbono e metano) apresenta baixo custo e vantagens ambientais. "Trata-se de um gás emitido diretamente na atmosfera, agravando o impacto ambiental", avalia.

Fonte: Folha Online
Retirado do site: www.cenbio.org.br
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
Powered by Blogger
   
 






- Copyright 2006 © - Todos os direitos reservados.
- Blix Theme para WordPress desenvolvido por Sebastian Schmieg
- Ícones desenhados por Kevin Potts
- Blix Theme adaptado ao Blogger.com por Matheus Aguilar
- Créditos: Dynamic Drive CSS library (CSS's cedidos)