Projeto preserva mananciais de água doce Angela Drumond - Estado de Minas
Especialista em limpeza e manutenção de caixa d'água, Alexandre Rodrigues está à frente do Projeto Economizando Água. Segundo ele, o projeto visa preservar os mananciais de água doce, mantendo o equilíbrio natural de temperatura do ecossistema, aproveitando racionalmente a reserva técnica de incêndio existente em edificações acima de quatro andares.
Essa reserva se encontra junto à caixa d'água, porém, com saídas diferentes, variando seu tamanho conforme a área total construída da edificação e a caixa d'água. Toda esta água é jogada fora quando é feita a limpeza, ocasionando degradação do meio ambiente, uma vez que não é aproveitada, mas desperdiçada.
O projeto propõe a união dos canos que levam água às unidades ao cano de incêndio, um registro fechado mantém a reserva técnica e havendo necessidade abre-se o registro, explica. Porém, Alexandre lembra que a atual legislação, que estabelece normas de prevenção e combate a incêndios em edificações destinadas ao uso coletivo, impede a realização do projeto e ele luta para que seja modificado.
Aquecimento solar
Economizar energia elétrica, com água quente no banho, na piscina e na torneira, mesmo em dias frios pouco ensolarados e sem aumentar o valor da conta de energia elétrica tem estimulado empresas a lançar produtos no mercado. É o caso do sistema Alo Solar da Alpina, com produtos criados dentro do maior desafio da empresa, refletido no slogan "Preservamos água, energia e meio ambiente". "Sem consumir eletricidade ou gás em dias de sol, trouxemos uma tecnologia de ponta para aprimorar o que tinha de melhor no mercado em aquecimento solar", garante o gerente geral da empresa, José Luiz Jesus.
Fonte: Portal Uai
|