Concreto protendido traz eficiência para a construção Humberto Siqueira - Estado de Minas
Uso do concreto protendido permite melhor aproveitamento do espaço em edifícios residenciais
Para facilitar o dia-a-dia dos clientes, as construtoras têm investido em novas técnicas. Pouco usado em edifícios residenciais até então, o concreto protendido começa a ganhar espaço. Apesar do nome complicado, os resultados são práticos e, muitas vezes, surpreendentes.
Com essa técnica são colocados cabos de aço nas lajes e vigas. Depois da concretagem, esses cabos são tencionados até atingir altas tensões, o que permite vencer vãos maiores do que em concreto armado. Isso significa um número menor de pilares na edificação, beneficiando garagens e vãos livres de salas, por exemplo.
A técnica permite ainda maior controle sobre as deformações da estrutura, reduzindo a ocorrência de trincas em alvenarias e o risco de surgirem patologias na estrutura, já que é possível limitar ou mesmo eliminar totalmente as fissuras de flexão. Tudo num prazo de execução menor do que o demandado pelo concreto armado.
Roberto Nassif, engenheiro da Conartes, explica que a técnica também permite maior liberdade no que diz respeito à concepção arquitetônica da edificação. Num mesmo edifício residencial, determinada unidade pode ter um layout diferente em relação a uma outra, já que não existirão vigas aparentes nos tetos.
Fonte: Portal Uai
|