Suporte para Geração de Oportunidades Para Mercados Alternativos nas Áreas Rurais do Tocantins Por Instituto Ecológica
Batata-doce: bioenergia na agricultura familiar
O que: O programa que visa implementar um modelo de integração produtiva para a produção e comercialização de álcool e ração animal derivados do cultivo da batata-doce, envolvendo pequenas comunidades rurais no estado do Tocantins;
Onde: Municípios de Pium e Palmas, no estado do Tocantins;
Tempo de duração: 2006 a 2009;
Financiadores: Eletronorte e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);
Parceiros Institucionais: UFT,Sebrae, Seagro, Prefeitura de Pium, Palmas e Porto Nacional.
Componentes: Treinamento e Assistência Técnica para Pequenos Produtores Rurais, Implantação dos sistemas de produção do Álcool e Ração proveniente da cultura da Batata-doce e Disseminação das melhores práticas.
As áreas envolvidas no projeto estão localizadas no Bioma Cerrado, em ambiente rural, sendo que Pium dista aproximadamente 120 km de Palmas que é a capital do Estado do Tocantins. O projeto terá duas unidades de processamento de bioalcool e ração animal.
OBJETIVOS
- Dotar os produtores das técnicas e conhecimento para a produção coletiva e de forma sustentável; - Implantar os sistemas de produção da fabricação do biocombustivel e da ração animal; - Criar mecanismo de comunicação para o projeto através da divulgação buscando a replicabilidade e a própria sustentabilidade.
RESULTADOS ESPERADOS
- Formar duas cooperativas beneficiando 40 associados; - Gerar receita anual de pelo menos R$ 720.000,00 derivada da comercialização de 840.000 litros de álcool; - Gerar renda mensal de pelo menos dois salários mínimos e uma melhor qualidade de vida derivada do projeto; - Gerar 100 empregos no arranjo produtivo da batata-doce; - Melhorar os indicadores de sustentabilidade das comunidades rurais beneficiadas pelo programa.
Para mais informações:
Instituto Ecológica: (063) - 3215-1579 / naiara@ecologica.org.br
Fonte: www.ecologica.org.br
|