Todos os arquivos contidos neste blog, devem ser baixados somente para TESTE, devendo o usuario APAGA-LOS e/ou COMPRA-LOS apos 24 horas. Livra-se de nossa responsabilidade os arquivos que visitantes venham a baixar e os fins para os quais utilizarao. Simplesmente apresentamos aqui, links e arquivos ja disponibilizados na internet. Tambem, nao hospedamos CDs ou programas, sejam eles de distribuicao legal ou nao. FIQUE A VONTADE E SOM NA CAIXA!!!
12 abril 2007
 
"ATITUDE" NO MATTO DENTRO
 
PEGADA ECOLÓGICA
Ecological Footprint

Cada ser vivo precisa de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo para sobreviver. A nossa sobrevivência depende, por exemplo, da existência de alimentos, que são produzidos pela agricultura, que envolvem muito trabalho, energia e terra fértil para serem produzidos, mas nós quase nunca pensamos nisso. Só para se ter uma idéia, para que um quilo de carne seja produzido, o boi precisa comer ao longo de sua vida 500 quilos de capim, e esta mesma quantidade de capim, para crescer consome cerca de 5.000 litros de água! Ou seja, um simples quilo de carne vale, além do transporte e manejo do gado, das vacinas, da remuneração dos trabalhadores envolvidos no processo, do beneficiamento e armazenamento a frio da carne (energia) e dos impostos, custa ainda 500 quilos de capim e 5.000 litros de água. Fazendo esta mesma conta, 1 quilo de soja para ser produzido, exportado e virar ração animal, só de água, consome 3.041 litros.

A pergunta que fica então é esta: será que o planeta tem tanta água e terra fértil para alimentar a todos os seus habitantes?

Sabemos ainda que a população e conseqüentemente o consumo, têm aumentado significativamente, mas o espaço físico terrestre não aumenta, e provavelmente pode não ser suficiente para nos sustentar. Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida que ainda hoje existem, teremos que viver de acordo com a capacidade de carga do planeta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que fornecesse... e não podemos esquecer também, que se quisermos deixar espaço para as outras espécies e para os habitantes futuros, temos que pensar em reservar o máximo de espaço e recursos naturais para as próximas gerações.

E não adianta pensar: "Não tenho nada a ver com isso! Quando o problema realmente aparecer não estarei mais aqui na Terra!" A não ser que não queira ter filhos ou também não se importe com os filhos dos seus irmãos e/ou amigos.

Seus hábitos alimentares são corretos? Você consome muitos alimentos industrializados? Você acha que não produz muito lixo? Anda muito de carro e gasta muito combustível? Tem o costume de dar ou pegar carona? Usa o transporte público?

Os hábitos do cotidiano podem ser medidos como forma de mensurar o seu consumo de matéria-prima do Planeta Terra. E se todos os habitantes da Terra fossem iguais a você? Quantos planetas seriam necessários para mantermos vivos?

Clique na figura e faça o teste no link “CALCULE SUA PEGADA”. Mas não deixe de viajar pelo site. Já passou da hora de mudarmos de atitude.

Texto retirado do site Pegada Ecológica e adaptado por Rodrigo Camilo.

Contribuição de um querido amigo nosso, brasileiro, que hoje mora em Portugal, e que ainda possui apenas 13 anos, o grande "João"!!! Parabéns João!!! Ainda bem que pessoas como você já estão preocupados com esse gravíssimo problema que nos afeta.
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
Powered by Blogger
   
 






- Copyright 2006 © - Todos os direitos reservados.
- Blix Theme para WordPress desenvolvido por Sebastian Schmieg
- Ícones desenhados por Kevin Potts
- Blix Theme adaptado ao Blogger.com por Matheus Aguilar
- Créditos: Dynamic Drive CSS library (CSS's cedidos)