Reunião em Nova York enfatiza papel crucial das metrópoles no aquecimento Por AFP
A "Conferência sobre clima das grandes cidades, C40", que reúne em Nova York delegações de metrópoles mundiais, iniciou seus trabalhos nesta teça-feira com um chamado de seu presidente, o prefeito de Londres, sugerindo a união das grandes cidades na luta contra o aquecimento global. "As cidades geram três quartos das emissões de gás carbônico; devemos fazer algo", declarou Ken Livingstone ao começar a reunião, que conta com representantes de 46 metrópoles, do Cairo a Xangai, Los Angeles, Cidade do México, Bangcoc e Paris. "Quaisquer que sejam os debates em curso em nossos governos, nossas cidades não vão esperar", acrescentou. "A mudança no clima é inegavelmente a principal ameaça ao futuro da humanidade... Não se trata de viver pior, mas de desperdiçar menos".
Livingstone, que definiu a "C40" como a "reunião mais importante" a que comparecerá neste ano, pediu pela união dos municípios e prometeu o anúncio de até quinta-feira de programas que permitam às cidades realizar "ações decisivas" para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Londres foi a anfitriã em outubro de 2005 da primeira edição da conferência de cidades, que convidou 18 metrópoles.
A reunião de Nova York foi organizada sob o patrocínio do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e da Fundação do ex-presidente americano Bill Clinton. Até quinta-feira, a conferência abordará temas vinculados à circulação, energias renováveis e eficiência econômica. Clinton deve fazer um discurso na quarta-feira para 300 delegados.
Fonte: www.uai.com.br
|