Quais os maiores aeroportos do mundo? A pergunta encontra diferentes respostas. Se pensarmos em passageiros transportados, números de pousos e decolagens ou até em área construída, teremos resultados distintos.
A supremacia é do o Aeroporto de Atlanta (principal cidade do estado da Geórgia). Ele é tão movimentado que gerou uma piadinha no sul dos Estados Unidos: "ao morrer, antes de você ir para o céu, precisará passar por Atlanta e trocar de avião..."
Isto se deve ao fato do Aeroporto William B. Hartsfield ser o primeiro do mundo a operar como hub-and-spoke, ou centro distribuidor de vôos. Hoje, mais de 80% do movimento é dominado pela Delta Air Lines e suas afiliadas regionais. Sabendo-se que esta é a empresa aérea com maior número de passageiros transportados por ano (105 milhões em 2001) e que muitos passam por seu principal hub, conclui-se que o ditado acima é mais do que acertado.
Atlanta é mesmo um gigante: com 915.000 movimentos ao ano (mais de 2.500 ao dia ou 104 por hora) em suas quatro pistas, recebeu 80 milhões de passageiros no último ano. Com isto, ocupou o primeiro lugar em ambos os quesitos: é o mais movimentado (nº de operações) e de maior tráfego em todo o mundo.
Apenas a título de comparação, tomemos Guarulhos como parâmetro: Atlanta tem 5.7 vezes mais pasageiros por ano, ou seja, cada um dos cinco terminais de Atlanta é maior em tráfego que TODO o aeroporto de Guarulhos.
Interesssante é notar que o maior não fica em Nova York, Londres ou Paris. Porque os dois maiores do Brasil tem que ser em São Paulo?
Não seria o caso de Confins se propor a ser o primeiro do Brasil a operar como centro distribuidor de vôos?
|