Todos os arquivos contidos neste blog, devem ser baixados somente para TESTE, devendo o usuario APAGA-LOS e/ou COMPRA-LOS apos 24 horas. Livra-se de nossa responsabilidade os arquivos que visitantes venham a baixar e os fins para os quais utilizarao. Simplesmente apresentamos aqui, links e arquivos ja disponibilizados na internet. Tambem, nao hospedamos CDs ou programas, sejam eles de distribuicao legal ou nao. FIQUE A VONTADE E SOM NA CAIXA!!!
27 agosto 2007
 
"ARTIGOS" DO MATTO DENTRO
 
No país dos mensaleiros, dos sanguessugas, da mentira, dos "laranjas", da falta de responsabilidade, da miséria, da violência e da indecência na política, a Educação é o caminho, juntamente com a aplicação da Justiça a todos os brasileiros sem exceção, sem foros privilegiados, sem cidadãos de primeira ou de segunda classe.

Somente com Educação de Qualidade, com menos impunidade e com o culto e a valorização dos Princípios Morais, é que daremos sustentação às Instituições de nosso País.


Cotas: Solução para democratizar o acesso a Universidade?


Por Célio Lupparelli

"Os estudantes que entram na Universidade pelo sistema de cotas têm mostrado capacidade de superar não só os desafios financeiros para se manter no curso, como também as desigualdades da formação educacional anterior e o próprio Ensino Superior." Fontes: livro Cotas Raciais no Brasil e Jornal o Dia.

A pesquisa feita pela UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) parece acabar com os conceitos de que há evasão dos cotistas e que há diferença de desempenho. Não entramos nestes méritos. Se os números apresentados pela Universidade são verdadeiros, melhor assim... Se os cotistas mostram capacidade de superar desafios, é saudável para a Democracia Brasileira. Não discutimos. Aplaudimos.

O que nos preocupa, entretanto, é que, as medidas que os governos devem tomar no Ensino Fundamental para democratizar a ascensão social através de uma Escola de qualidade para todos estão longe de ser adotadas. As cotas deveriam ou poderiam ser um mecanismo para inclusão a ser usado com data e prazo para terminar.

Se uma Política Educacional séria for adotada para todas as crianças que estão chegando agora à Escola, daqui a 12 anos, todas poderão estar em um patamar de competição capaz de reduzir as diferenças de raça, de poder econômico etc e, aí sim, a verdadeira democracia na Universidade estará instalada.

A universalização das oportunidades no meio estudantil reduz os constrangimentos e os preconceitos. Repito, não discuto a pesquisa da UENF, mas não posso acreditar que as autoridades brasileiras considerem resolvida a questão do acesso ao Ensino Superior com a adoção, apenas, do regime de cotas.

Não se iludam! Se as medidas corretas não forem implementadas, esta prática estará gasta daqui a um tempo.

Não é hora de tapar o Sol com a peneira.

* Professor, Médico, Administrador, Supervisor Escolar
Atualmente Vereador da Cidade do Rio de Janeiro

Fonte: www.mczero.org
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
Powered by Blogger
   
 






- Copyright 2006 © - Todos os direitos reservados.
- Blix Theme para WordPress desenvolvido por Sebastian Schmieg
- Ícones desenhados por Kevin Potts
- Blix Theme adaptado ao Blogger.com por Matheus Aguilar
- Créditos: Dynamic Drive CSS library (CSS's cedidos)