Todos os arquivos contidos neste blog, devem ser baixados somente para TESTE, devendo o usuario APAGA-LOS e/ou COMPRA-LOS apos 24 horas. Livra-se de nossa responsabilidade os arquivos que visitantes venham a baixar e os fins para os quais utilizarao. Simplesmente apresentamos aqui, links e arquivos ja disponibilizados na internet. Tambem, nao hospedamos CDs ou programas, sejam eles de distribuicao legal ou nao. FIQUE A VONTADE E SOM NA CAIXA!!!
14 setembro 2007
 
"DESESPERO" DO MATTO DENTRO
 
Grupo divulga lista com mais de 16.300 espécies ameaçadas


Dos gorilas das planícies africanas aos corais das ilhas Galápagos, mais de 16.300 espécies de plantas e animais encontram-se ameaçadas de extinção, afirmou na quarta-feira (12) a União Mundial de Conservação ao lançar sua Lista Vermelha, uma publicação anual.
No documento, descrito como a avaliação mais bem fundamentada a respeito da situação dos animais e plantas da Terra, o grupo analisou 41.415 espécies e descobriu que, dessas, 16.306 correm perigo, disse Craig Hilton-Tailor, principal responsável pela lista.

Essa cifra representa um salto de quase 200 espécies de seres vivos em relação ao número do ano passado, afirmou Hilton-Tailor em uma entrevista concedida por telefone. E, ainda assim, a quantidade de espécies ameaças deve ser ainda maior, acrescentou.

"A estimativa é subestimada. Sabemos que é subestimada", afirmou o membro do grupo. "Olhamos apenas a ponta do iceberg quando se trata das espécies existentes e que são conhecidas pela ciência."

A União Mundial de Conservação - uma entidade internacional entre cujos membros há países, órgãos governamentais, organizações não-governamentais e milhares de cientistas - pretende "influenciar, encorajar e ajudar as sociedades" a preservarem a natureza e os recursos naturais.

Apesar de não ter grande influência sobre as decisões do governo dos EUA a respeito da preservação da vida selvagem porque o país atua nessa área por meio de sua Lei das Espécies Ameaçadas, a entidade possui peso em várias nações, com destaque para os países em desenvolvimento, que não conseguem avaliar a situação de suas espécies.
Três das novas espécies adicionadas à lista deste ano são corais de Galápagos, que se vêem ameaçadas pelo fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Pacífico) e pelas mudanças climáticas, afirmou o grupo em um comunicado.

O peixe cherne-poveiro brasileiro ("Polyprion americanus") também aparece na lista anual, mas sua situação atual não foi revelada pelo site da organização.

Aquecimento da Terra - Hilton-Tailor aponta o aquecimento global como um fator que está contribuindo para a extinção, mas não seria o único.

"Não é fácil identificar se as mudanças climáticas estão ou não levando algumas espécies à extinção", afirmou.

"As mudanças climáticas não atuam sozinhas. Elas atuam junto com outras ameaças. E é comum ver a combinação das mudanças climáticas com a ameaça de uma nova doença. Diferentes somatórias de fatores estão levando as espécies para a beira do colapso."
A Lista Vermelha deve ser lida por autoridades governamentais e pelas pessoas comuns, disse Hilton-Tailor.

"Se todas as pessoas do planeta cooperarem e adotarem um modo de vida sustentável, muitos desses problemas desaparecerão", afirmou. O especialista reconheceu, no entanto, que uma cooperação do tipo nunca aconteceu ao longo da história humana.

Fonte: Estadão Online
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
Powered by Blogger
   
 






- Copyright 2006 © - Todos os direitos reservados.
- Blix Theme para WordPress desenvolvido por Sebastian Schmieg
- Ícones desenhados por Kevin Potts
- Blix Theme adaptado ao Blogger.com por Matheus Aguilar
- Créditos: Dynamic Drive CSS library (CSS's cedidos)