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08 fevereiro 2008
 
"ATITUDE" NO MATTO DENTRO
 
Menos carros nas ruas

Alunos do ensino médio da escola do Sebrae analisam viabilidade de instalar bicicletários em Belo Horizonte

As pedaladas de final de semana podem se tornar mais do que um hobby para os belo-horizontinos. Alvo do projeto Pedala BH, desenvolvido pela BHTrans, a cidade passa por uma série de estudos, que irão avaliar as possibilidades de criação de ciclovias e a instalação de bicicletários. Os objetivos são incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e diminuir o número cada vez maior de carros nas ruas. Como parte desse projeto, a BHTrans firmou parceria com a Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) do Sebrae Minas para a análise de viabilidade de instalação dos bicicletários na cidade.

Simone Guedes/Divulgação

Priscila e Phillipe (em pé), Luiz Fernando e Matheus participam dos levantamentos de fornecedores e parceiros para investir na iniciativa

Os alunos Phillipe Lima Firpe, Priscila Vitoriano, Luiz Fernando Dornelas e Matheus Mattos, do 3º ano do ensino médio e técnico em administração da ETFG, estão envolvidos nas atividades que envolvem a identificação de fornecedores, do cenário e estrutura adequada, potenciais clientes e parceiros que poderão investir no bicicletário.

Para Phillipe, a iniciativa vai mexer com a cultura da cidade e com o comportamento da população. "Além de afetar o trânsito e o meio ambiente, já que a bicicleta é um veículo que não polui, a execução do projeto vai alterar a vida das pessoas, na melhoria da qualidade de vida. Não faz parte da cultura do belo-horizontino usar a bicicleta como meio de transporte, mas com uma infra-estrutura adequada, isso pode mudar", afirma.

Priscila fala sobre a sensação de estar envolvida em um estudo que irá afetar toda a cidade: "É muito bom poder colaborar com o desenvolvimento de um projeto tão grande e importante para o município. Os estudos também me fizeram aprender sobre muitos aspectos de Belo Horizonte, os quais não conhecia, apesar de morar aqui", explica.

As pesquisas iniciais envolveram a análise dos modelos que já são adotados em países europeus e em algumas cidades brasileiras e a adaptação que sofreriam à realidade da capital mineira. "Não adianta nada criarmos um projeto perfeito, mas que não tenha aplicação na cultura e realidade de Belo Horizonte. Por isso essa pesquisa inicial é fundamental para termos consciência do cenário em que o espaço para as bicicletas será instalado", afirma Priscila.

Concessão

Parte do projeto já foi apresentado à BHTrans e agora segue para a prospecção das áreas onde poderia ser executado. Segundo o professor e orientador do grupo, Jonas Custódio Nunes, a idéia é abrir concessão para a iniciativa privada explorar o espaço. "Estamos desenvolvendo um projeto que se propõe ser auto-sustentável. Por isso, estamos em fase de consulta a empresas, para verificar o interesse em divulgar propagandas e bancar a infra-estrutura dos locais", ressalta.

A idéia é que, no início, os bicicletários sejam instalados nas estações do São Gabriel, na Região Nordeste, e Vilarinho, em Venda Nova, onde pesquisas da BHTrans registraram o maior movimento de pessoas. "Os ciclistas poderiam ir até a estação, deixar a bicicleta no espaço destinado a elas e usar o transporte público. O alvo são as pessoas que moram em um raio de até cinco quilômetros do bicicletário, e que possam deixar o veículo lá até o retorno", explica Phillipe. O objetivo é que cerca de 25 mil ciclistas sejam atendidos com a proposta. "Seria gratificante ver a implantação de um projeto do qual eu fiz parte e que vai ter repercussão para tantas pessoas", afirma Phillipe.

Fonte: Estado de Minas
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
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