Todos os arquivos contidos neste blog, devem ser baixados somente para TESTE, devendo o usuario APAGA-LOS e/ou COMPRA-LOS apos 24 horas. Livra-se de nossa responsabilidade os arquivos que visitantes venham a baixar e os fins para os quais utilizarao. Simplesmente apresentamos aqui, links e arquivos ja disponibilizados na internet. Tambem, nao hospedamos CDs ou programas, sejam eles de distribuicao legal ou nao. FIQUE A VONTADE E SOM NA CAIXA!!!
22 fevereiro 2008
 
"NOTÍCIAS" DO MATTO DENTRO
 
Reciclagem de CO2 pode ser alternativa energética

Os Laboratórios Sandia localizados nos Estados Unidos desenvolvem atualmente uma tecnologia que consiste em utilizar um grande forno solar para reciclar o CO2 utilizando a combustão reversa.

Há muito tempo sabe-se que teoricamente é possível reenergizar o dióxido de carbono por meio de um processo denominado combustão reversa, que é um método que consiste em “quebrar” as moléculas de CO2 em outras moléculas de CO e O2. A molécula de CO após passar por uma cadeia produtiva pode se tornar combustível gasoso ou líquido, podendo ser uma fonte energética no futuro.

Algum tempo atrás, tal processo era inviável técnica e economicamente, porém os Laboratórios Sandia nos EUA criaram um reator solar, inicialmente com outro objetivo, que promete tornar essa possibilidade uma realidade prática.

O reator solar tinha inicialmente o objetivo de quebrar as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio, porém os pesquisadores notaram a possibilidade de utilizar o reator para realizar combustão reversa e reciclar o CO2.

O CO obtido no processo pode ser utilizado para a produção de hidrogênio ou servir como um dos elementos no processo de fabricação de combustíveis líquidos, como o metanol ou até mesmo a gasolina ou o óleo diesel.

Além de ser uma nova alternativa energética, tal processo consome dióxido de carbono que atualmente é um grande agressor ambiental, fato que poderia equilibrar a emissão dos poluentes provindos dos combustíveis resultantes do processo de reciclagem do CO.

Embora promissora, a tecnologia está no primeiro estágio de pesquisas. Os pesquisadores acreditam que ela demore ainda de 15 a 20 anos para chegar ao mercado, devido às questões técnicas que ainda precisam ser resolvidas e, principalmente, à viabilidade econômica.

Fonte: Jornal O Debate
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
Powered by Blogger
   
 






- Copyright 2006 © - Todos os direitos reservados.
- Blix Theme para WordPress desenvolvido por Sebastian Schmieg
- Ícones desenhados por Kevin Potts
- Blix Theme adaptado ao Blogger.com por Matheus Aguilar
- Créditos: Dynamic Drive CSS library (CSS's cedidos)