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22 fevereiro 2008
 
VIVA A EVOLUÇÃO!
 
E DIZEM POR AÍ QUE NOSSO BRASIL ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS DESENVOLVIDO!!!

ATÉ QUANDO AS SUPERAÇÕES DAS VENDAS DE AUTOMÓVEIS SERÁ SINÔNIMO DE DESENVOLVIMENTO EM UM PLANETA ONDE OS RECURSOS NATURAIS SE TORNAM
CADA VEZ MAIS ESCASSOS E O SEU USO É VOLTADO PARA A NUTRIÇÃO E MANUTENÇÃO DOS MAIS DIVERSOS TIPOS DE DESEJOS EGOCÊNTRICOS EM PROL DA LUXÚRIA???

NO DIA EM QUE O BRASIL REALMENTE SE TORNAR DESENVOLVIDO, NOSSOS RECURSOS JÁ ESTARÃO NO FIM, POIS ATÉ LÁ ELES JÁ SERÃO VENDIDOS PARA OS QUE HOJE OSTENTAM O LUXO DE PODER COMPRAR O QUE NÃO PRECISAM, MAS FORAM CRIADOS EM UM SISTEMA CUJA CULTURA É BASEADA NAS PREMISSAS DO "TER SE FAZ MAIS NECESSÁRIO DO QUE SER".



Parabéns, São Paulo: chegamos aos 6 milhões

Segundo esta reportagem, na quinta-feira (21) a frota de veículos motorizados da cidade de São Paulo alcançou o fabuloso número de seis milhões de unidades. Deste total, 75% são automóveis (4,5 milhões).

Quem causa o trânsito? Quem polui o ar? Quem provoca o abandono do espaço público?

O recorde é fruto do "desenvolvimento" da metrópole que não podia parar. Por "desenvolvimento", leia-se: consumismo, individualismo, desperdício de recursos naturais, precarização do trabalho, formatação do território para atender a acumulação e o fluxo de riquezas (sem distribuí-las), produção de lixo, implantação de políticas que beneficiam e enriquecem alguns poucos em detrimento de todos, privatização ou abandono dos espaços públicos.

Não houve sequer um governo (federal, estadual ou municipal) desde 1950 que ousou enfrentar a máfia automobilística e racionalizar o uso do automóvel. Pelo contrário: todos acreditam nas obras viárias e na concessão de benesses ao uso do automóvel como a melhor forma de conquistar votos.

De fato, a população adora um novo viaduto com o nome de algum ilustre canalha, mesmo que a nova ponte seja vetada ao transporte coletivo, à pedestres ou bicicletas. Todos querem um carro. Com ele, o sujeito se sente livre e poderoso: ascende a um novo extrato social.

Ué, mas não é isso que a tevê ensina em comerciais, novelas e filmes? Ou alguma celebridade ou político aparece na tevê saltando de um ônibus ou caminhando pelas ruas?

Romper com a hegemonia do automóvel e enquadrá-lo em um uso racional é uma das tarefas mais importantes deste novo século. E essa tarefa não será feita por agências de publicidade, departamentos de marketing ou discursos políticos.

A construção de cidades humanas, onde o barulho, a poluição, o congestionamento e a agressividade não sejam a regra, se dá na prática, com ações concretas, mudanças de hábitos, paradigmas e políticas.

Cabe aos cidadãos se livrarem de desculpas como "o transporte público é ruim" e, pelo menos, caminharem até a padaria da esquina.

Começa com o hábito de deixar o carro em casa no dia do rodízio e vivenciar um dia de "realidade" dentro de um ônibus, em cima de uma bicicleta ou sobre dois pés, e não mudar os horários de trabalho por não conseguir se livrar da carro-dependência.

Aos governantes, atitutes e políticas para as cidades devem realmente retirar o excesso de espaço e privilégios dedicados aos automóveis, beneficiando toda a população, e não apenas aqueles que se locomovem em máquinas. E isso não será feito com migalhas que sobram das pontes, estradas e túneis…

Por hora, um brinde à indústria automobilística e ao desenvolvimento suicida que faz abrir o sorriso na cara de comentaristas econômicos, políticos e especuladores em geral.

Parabéns, São Paulo!

Fonte: Apocalipse Motorizado
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
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