Todos os arquivos contidos neste blog, devem ser baixados somente para TESTE, devendo o usuario APAGA-LOS e/ou COMPRA-LOS apos 24 horas. Livra-se de nossa responsabilidade os arquivos que visitantes venham a baixar e os fins para os quais utilizarao. Simplesmente apresentamos aqui, links e arquivos ja disponibilizados na internet. Tambem, nao hospedamos CDs ou programas, sejam eles de distribuicao legal ou nao. FIQUE A VONTADE E SOM NA CAIXA!!!
05 março 2008
 
"ATITUDE" NO MATTO DENTRO
 
Inteligência dá dinheiro

Muito se fala das descobertas de reservas brasileiras de petróleo, mantidas numa profundidade ainda não explorada no país. Mas pouco se sabe que para explorações tão profundas e fazer o óleo jorrar são necessárias sondas fabricadas com materiais resistentes, alguns deles usados na aviação --é por isso que a Petrobras resolveu montar um núcleo em São José dos Campos (SP) para aproveitar os conhecimentos locais aeronáuticos. Mas o que interessa aqui não é energia nem aeronáutica, mas como uma cidade aprende a fazer jorrar dinheiro com educação, uma lição especialmente valiosa neste ano eleitoral.

Por trás da busca de Petrobras por novos materiais para suas sondas, está uma iniciativa tomada pela cidade São José dos Campos: montar, com os recursos próprios, um parque tecnológico, inicialmente com uma vocação aeronáutica, devido à presença da Embraer e dos engenheiros do ITA. A busca de parceiros atraiu marcas como Vale e Microsoft, em meio a uma série de instituições federais e estaduais de financiamento, ensino e venda de produtos. Uma delas é a Universidade Federal de São Paulo que, na semana passada, anunciou sua decisão de montar naquele parque uma área dedicada à biotecnologia.

O resultado inicial: a prefeitura investiu R$ 30 milhões na compra do terreno; esperam-se R$ 350 só em investimentos privados em infra-estrutura. É pouco.

Detalhado em meu site (www.dimenstein.com.br), esse parque revela como uma cidade consegue fazer jorrar dinheiro investindo em conhecimento e tirando proveito de uma vocação. Juntar, num mesmo espaço, Microsoft, Vale, Petrobras e Embraer traz a perspectiva de bilhões de reais, com o surgimento de novos produtos e empresas --aumenta o número de consultas de empresários para se associar ao parque.

Revela também o que se consegue fazer quando os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) conseguem trabalhar em parceria, estimulando empresas e pesquisadores a gerar inovação.

* Por Gilberto Dimenstein, 48, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

Fonte: www.dimenstein.com.br
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
   
   
 
 
   
   
   
 
 
 
   
   
 
Powered by Blogger
   
 






- Copyright 2006 © - Todos os direitos reservados.
- Blix Theme para WordPress desenvolvido por Sebastian Schmieg
- Ícones desenhados por Kevin Potts
- Blix Theme adaptado ao Blogger.com por Matheus Aguilar
- Créditos: Dynamic Drive CSS library (CSS's cedidos)